sábado, 17 de setembro de 2011

Uso da Sala de Informática


             Nós profissionais de TI, quando vamos ensinar a educadores de um modo geral, imaginamos que teremos resistência ao aprendizado das tecnologias e à sua implementação no seu dia a dia. 

             Mas às vezes nos surpreendemos e nos deparamos com profissionais antenados, prontos a inovar dentro da sala de aula. Sabendo que ao propor e executar essa inovação estará trazendo para mais perto de si a sua maior "clientela" - seus alunos. 
              Porque digo que os estarão trazendo para mais perto? O mundo dos nossos alunos é altamente virtual, é no MSN, facebook, orkut, twitter e se fosse falar aqui listaria uma infinidade de redes sociais e outros acessos que fazem no seu dia a dia.
             Mas infelizmente nos deparamos também com professores que são meramente "dadadores de aulas" e não educadores, com aqueles que já jogaram a toalha e se dizem "incapazes" de continuar aprendendo. Penso que na realidades todos deveriam ter a preocupação razoável com a inserção de seus alunos no mundo tecnológico onde já se encontram a todo vapor.
                 Um único professor, que seja, que proponha ou execute atividades para as quais o computador seja uma ferramenta, já possibilita o uso da Sala de Informática de forma pedagógica. Um grupo de cinco professores fazendo uso intensivo das TICs já satura a capacidade da Sala de Informática. Portanto não é preciso convencer aquele professor que só está preocupado em contar os dias para a sua aposentadoria ou aquele outro que dá 60 aulas semanais em cinco escolas e se diz sem tempo para fazer outra coisa que não seja escrever na lousa.            
            Deixo abaixo algumas dicas para o uso do Laboratório de Informática, que se observadas com cuidado evitaram problemas e desgaste a esse professor que se interessa em usá-lo. 

 Pré-condições mínimas para o uso da Sala de Informática



  1. A Sala de Informática deve se encontrar em condições físicas de uso (possuir mobiliário adequado, instalação elétrica compatível, etc.) e, pelo menos, um computador funcionando, podendo ou não estar conectada à internet;
  2. Os alunos devem ter acesso permitido à Sala de Informática no contraturno do período em que estudam e não apenas no período de suas aulas;
  3. Deve haver um conjunto de regras de uso da Sala de Informática, visível na própria Sala de Informática, e previamente apresentado, discutido e acordado com os alunos;
  4. Se a escola não tiver um funcionário que possa cuidar do acesso à Sala de Informática, deve ser montada uma equipe de alunos monitores que se encarregarão dessa tarefa;
  5. A escola deve possuir alguma forma de garantir a manutenção de software (configuração dos computadores) e, preferencialmente, também deve possuir alguma manutenção de hardware e condições de substituir peças que podem se estragar naturalmente, como mouses e teclados.

Nenhum comentário: