sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dica para o uso do Twitter no ensino da Literatura


Um dos maiores desafios que os educadores encontram para levar as TICs para a sala de aula está em aliar conteúdos curriculares ao uso pedagógico das ferramentas digitais. Veja essa matéria do Instituto Claro https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura/
Confira algumas dicas para usar o Twitter em sala de aula que estão na matéria acima citada.
Salles afirma que algumas dificuldades do projeto podem ser facilmente dribladas. A partir das experiências contadas pelo educador, preparamos um guia rápido para auxiliar o professor. Confira:
1- Antes de se arriscar a escrever no Twitter, o professor pode criar um quadro com 140 quadrados e praticar de forma lúdica com os alunos as possibilidades proporcionadas pelo espaço. Como o tema da aula era poesia concreta, Salles explica que esse quadro lúdico -que pode ser montado com cartolina, papel ou mesmo em um quadro- permite ao aluno explorar diversas possibilidadesnarrativas e poéticas, a partir de referências do professor.
2- Grande companheiro dos adolescentes, o SMS também pode ser utilizado nesse contexto. O professor estimula exercícios narrativos através dessa ferramenta, convidando os alunos a escreverem mensagens com começo, meio e fim com poucos caracteres para os amigos, discutindo as técnicas utilizadas em sala de aula.
3- Salles destaca que boa parte do sucesso da iniciativa se deve ao fato de os alunos do colégio já estarem habituados a ferramentas online, como blogs e podcasts, que podem ser utilizadas de diversas maneiras. O professor pode contextualizar, no decorrer da oficina, algumas dessas possibilidades (A cartilhaTecnologias na escola, coproduzida pelo Instituto Claro, traz dicas de utilização de diversas ferramentas).
4- Mesmo trabalhando o conteúdo das disciplinas de forma atrelada à exploração de ferramenta, deve-se estimular os alunos a produzirem seus conteúdos, e aavaliação dos trabalhos é parte importante para que todos percebam os resultados do uso dos recursos digitais no processo de aprendizagem.https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura/

Um comentário:

Jonathan Cruz disse...

E ATRAVÉS DOS MEIOS DA INFORMÁTICA NUM TODO, OS PROFESSORES POSSAM ALFABETIZAR OS ALUNOS, E LEVÁ-LOS A ESCREVEREM SEM AQUELES ERRINHOS BOBOS. EU POR EXEMPLO CIDA, FUI PUXADO A ORELHA LÁ NO MEU BLOG. VOCÊ ACREDITA QUE EU ESCREVI UMA PALAVRA ERRADA QUE QUANDO EU DESCOBRI NEM EU ACREDITEI? rsrsrsrs CRIEI UMA ATIVIDADE PARA POSTAR EM MEU BLOG E NA ATIVIDADE TINHA ESCRITO ENSINANDO E ENSINO. E EU DIGITEI ENCINO E ENCINANDO COM C. TEM BASE UM TREM DESSE, UM FUTURO PEDAGOGO, QUE VAI TRABALHA NA REDE DE "ENSINOOOO" ESCREVER DESSE JEITO. AFFFF SÓ EU MESMO VIU. RSRSRS CIDA SEU BLOG TÁ LINDO E OS TEXTOS ESTÃO ÓTIMOS. PARABÉNS! GRANDE ABRAÇO